Secretário-geral da ONU discute Oriente Médio com Conselho de Segurança

Publicado em 21/10/2015 - 06:08 Por Da Agência Lusa - Washington

Ban Ki-moon

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moonMarcello Casal Jr./ABr

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, vai dar informações hoje (21) ao Conselho de Segurança da instituição sobre sua viagem ao Oriente Médio, para tentar acabar com semanas de violência, disseram diplomatas.

Ban Ki-moon pediu para falar urgentemente com os membros do Conselho de Segurança por videoconferência, da cidade palestiniana de Ramallah, na Cisjordânia. A reunião de emergência será a portas fechadas.

O secretário niciou nessa terça-feira (20) visita-surpresa a Israel e aos territórios palestinos, após quase três semanas de confrontos violentos. Ele se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e deve se encontrar hoje com o líder palestino, Mahmud Abbas.

Mais de 40 palestinos, incluindo supostos agressores, foram mortos na onda de violência que começou no início de outubro. Oito israelenses morreram em ataques.

Ban Ki-moon pediu novas negociações, depois de o processo de paz ter ficado congelado no ano passado, após o colapso de uma iniciativa norte-americana.

“Devemos, pelo futuro dos nossos filhos, sair desse perigoso abismo, salvaguardar a solução de dois Estados e levar as pessoas de volta para a estrada da paz”, disse o secretário.

A reunião de emergência com o Conselho de Segurança ocorre na véspera de um debate, em nível ministerial, na ONU, sobre o Oriente Médio.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, também tem encontro previsto com o chefe do governo israelense esta semana, na Alemanha, e outro, em local não divulgado, com o líder palestino.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias