Tribunal pede seis meses de prisão para humorista francês

Publicado em 14/10/2015 - 13:23 Por Da Agência Lusa - Bruxelas

O procurador do tribunal de Liège, na Bélgica, pediu hoje (14) uma pena de seis meses de prisão para o polêmico humorista francês Dieudonné, acusado de fazer afirmações discriminatórias e antissemitas num espetáculo naquela região em março de 2012.

“O espetáculo dele é repleto de afirmações insultuosas que causam nojo”, afirmou o procurador Damien Leboutte, citado pela agência de notícias Belga.

Dieudonné Mbala Mbala, 49 anos, não participou da audiência de julgamento, cujo resultado deve sair no dia 25 de novembro.

O procurador de Liège abriu inquérito em março de 2012, dias depois de um espetáculo de Dieudonné para mil pessoas em Herstal, nos arredores da cidade.

No fim do inquérito, a Justiça belga acusou Dieudonné de “incitação ao ódio”, “declarações antissemitas e discriminatórias”, “difusão de ideias de caráter racista”, “negacionismo” e “revisionismo”, segundo a agência.

Além da pena de seis meses de prisão, que corresponde à metade da pena máxima prevista pela lei belga, o procurador pediu uma multa de 5 mil euros e a interdição do exercício de direitos civis e políticos em território belga, caso o humorista venha a residir no país.

O Centro Interfederal para a Igualdade de Oportunidades, o Centro Cultural Judaico de Liège e o Comité de Coordenação das Organizações Judaicas da Bélgica foram partes no processo.

Últimas notícias