Volkswagen vai revisar 8,5 milhões de carros com motores adulterados na UE

Publicado em 15/10/2015 - 16:00 Por Da Agência Lusa - Berlim

O grupo alemão Volkswagen informou hoje (15) que vai chamar para revisão 8,5 milhões de veículos equipados com motores fraudados, na União Europeia (UE), a partir de janeiro de 2016.  O anúncio da Volkswagen segue-se à decisão do regulador alemão, KBA, de ordenar ao grupo o recolhimento dos 2,4 milhões de carros afetados na Alemanha. O grupo vai contatar os clientes e informá-los diretamente.

Em comunicado, a Volkswagen garante que os veículos equipados com o motor fraudulento são absolutamente seguros e podem continuar a ser usados até estarem de acordo com as normas, e reitera que a reparação é gratuita para os proprietários.

No dia 18 de setembro, autoridades norte-americanas revelaram que milhares de carros a diesel do grupo alemão tinham no motor um software que manipulava os dados de emissões poluentes, uma informação que foi confirmada pela Volkswagen.

O caso levou à demissão do presidente executivo do grupo, Martin Winterkorn, e o novo gestor, Matthias Müller, afirmou que em janeiro começarão a ser chamados os proprietários dos 11 milhões de veículos afetados, em uma operação que deve ser concluída no fim do próximo ano.
 

Últimas notícias