Aperto de mão marca reunião histórica entre presidentes da China e de Taiwan

Publicado em 07/11/2015 - 11:42 Por Da Agência Lusa - Cingapura

Os presidentes de Taiwan, Ma Ying-Jeou, e da China, Xi Jinping, cumprimentam-se em encontro histórico em Cingapura (Agência Lusa/Divulgação)

Os presidentes de Taiwan, Ma Ying-Jeou, e da China, Xi Jinping, cumprimentam-se em encontro históricoAgência Lusa/EPA/Walace Woon/Direitos Reservados

Os presidentes da China, Xi Jinping, e de Taiwan, Ma Ying-Jeou, deram hoje (7) um aperto de mão histórico em Cingapura, no início da primeira reunião desde a separação da China continental e de Taiwan, há 66 anos, após uma guerra civil.

Depois de se cumprimentarem, os dois líderes sorriram e acenaram para jornalistas em um hotel em Cingapura, antes de se retirarem para dar início a conversas privadas.

Esta é a primeira reunião entre os líderes dos dois territórios desde 1949.

O encontro, realizado sob um forte esquema de segurança, terá duração de uma hora. Os dois líderes vão discutir a melhoria das relações de ambos os lados do Estreito de Taiwan.

Posteriormente, os presidentes farão uma declaração à imprensa separadamente, e, em seguida, terão um jantar privado.

No momento do encontro, centenas de manifestantes concentraram-se hoje junto ao gabinete do presidente de Taiwan, condenando o aperto de mão dos dois líderes.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.