Aviação russa destrói 500 caminhões-tanque de terroristas na Síria

Publicado em 18/11/2015 - 15:41 Por Agência Sputnik Brasil - Moscou

Aviação russa

Os caminhões destruídos pela aviação russa são usados pelos terroristas para transportar toneladas de petróleoMinistério da Defesa da Rússia/Divulgação

O Estado-Maior russo informou hoje (18) que as Forças Aeroespaciais da Rússia destruíram 500 caminhões-tanque que estavam em poder de terroristas na Síria, o que diminui a capacidade de exportação ilegal de combustíveis.

Segundo o general Kartapolov, centenas de caminhões-tanque transportam milhares de toneladas do petróleo para transformação no Iraque. De acordo com o general russo, essa é uma das principais fontes de financiamento dos terroristas.

“Nos últimos anos, o EIIS (a antiga sigla do grupo Estado Islâmico) e outros grupos extremistas organizaram no território controlado o chamado ‘oleoduto móvel’”, afirmou Kartapolov.

Durante o briefing para imprensa, foram apresentadas fotos que mostram como centenas de caminhões-tanque estão prontos para formar uma coluna e entrar em movimento.

“Só nos primeiros dias, a aviação destruiu cerca de 500 caminhões-tanque. O fato reduziu significativamente as possibilidades dos militantes de exportar petróleo ilegalmente, consequentemente os lucros do contrabando de petróleo”, concluiu o general russo.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias