John Kerry diz que ataques aéreos contra jihadistas vão se intensificar

Publicado em 17/11/2015 - 20:08 Por Da Agência Lusa - Paris

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, informou hoje (17) que os ataques aéreos contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que aumentaram nos últimos dias, vão se intensificar.

Secretário de Estado norte-americano, John Kerry

 John Kerryse reuniu com François Hollande no EliseuEPA/Jim Lo Scalzo/Agência Brasil/Direitos Reservados

Chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Kerry à cadeia francesa France2 que, ainda que as incursões na Síria dependam, em termos gerais, dos objetivos, vão prosseguir porque têm dado bons resultados.

Kerry, que se reuniu hoje com o presidente de França, François Hollande, no Eliseu, disse que, com o aumento dos bombardeios, o Estado Islâmico "cada vez terá mais dificuldades".

"Avançamos para pressionar", afirmou Kerry na entrevista, destacando que são visadas as vias de abastecimento do grupo, a fim de acabar com o contrabando de petróleo da organização terrorista com países como o Iraque e a Turquia, "uma fonte importante de financiamento".

O secretário de Estado norte-americano descartou o envio de tropas. Segundo ele, essa "não é a melhor estratégia", pois as pessoas no terreno devem ser cidadãos locais, aos quais compete "tomar o poder", razão pela qual é "tão importante" uma solução política, que pode ter lugar a curto prazo.

"Pela primeira vez temos o Irã e a Rússia na mesa de negociações. Se nas próximas semanas conseguirmos que a oposição e os que apoiam Al Assad [presidente sírio] se encontrem, acreditamos que podemos alcançar um cessar fogo."

Alcançado esse objetivo, "se for possível colocar em marcha de forma efetiva uma transição política, poderemos mobilizar as forças governamentais com a oposição para combater juntos o Estado Islâmico. Essa é a solução mais eficaz."

 

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.