Merkel alerta para possíveis conflitos armados nos Balcãs

Publicado em 03/11/2015 - 07:51 Por Da Agência Lusa - Berlim

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou hoje (3) para possíveis conflitos armados nos Balcãs, por onde passa a maioria dos refugiados, diante da hipótese de a Alemanha fechar a sua fronteira com a Áustria.

"Nos últimos tempos, a tensão entre os países ocidentais dos Balcãs já começou a ser sentida, não queremos que esses problemas cheguem a confrontos militares”, afirmou a chanceler, nessa segunda-feira (2) à noite.

Especialistas alertam que se a Alemanha - principal destino dos migrantes, em especial dos que fogem da guerra na Síria -, fechar a sua fronteira com a Áustria, os países dos Balcãs vão acabar por fazer o mesmo.

No fim de outubro, a União Europeia anunciou a criação de 100 mil vagas para acolher refugiados na Grécia e nos Balcãs, a fim de conter a crise migratória sem precedentes que provocou tensões entre a Eslovênia, Croácia, Sérvia e Hungria.

Dentro da Alemanha, a questão dos refugiados também divide a coligação conservadores/social-democratas, que não conseguiu chegar a um acordo na reunião realizada domingo (1º).

Uma nova rodada de negociações está marcada para quinta-feira (5) e deverá abordar a criação, sugerida pelos conservadores, de "áreas de trânsito" na fronteira da Alemanha com a Áustria para acelerar a revisão dos registros e despejos, ideia já rejeitada pelo Partido Social Democrata.

Merkel afirmou que caso não haja acordo na reunião, as negociações vão continuar.

Últimas notícias