Nove pessoas ficaram feridas em ataque a clínica de aborto e reprodução nos EUA

Publicado em 27/11/2015 - 23:10 Por Leandra Felipe - correspondente da Agência Brasil/EBC - Atlanta (EUA)

Nove pessoas ficaram feridas em um ataque hoje (27) em Colorado Springs, estado do Colorado (EUA). As vítimas foram atingidas por um homem que disparou com uma espingarda no Planned Parenthood, um centro de planejamento familiar. O atirador foi capturado, após pelo menos três horas de cerco policial.

A captura do autor dos disparos foi anunciada no fim da tarde (após as 22h no horário de Brasília), segundo informações divulgadas pelo Twitter da prefeitura da cidade de Colorado Springs. O centro de planejamento familiar é uma clínica que faz abortos e serviços de reprodução assistida.

O aborto é permitido em vários estados norte-americanos, mas as clínicas que praticam a interrupção da gravidez no país são constantemente sujeitos a ataques e ameaças por parte de conservadores contrários à prática. 

A porta-voz da polícia de Colorado Springs, Catherine Buckley, disse em uma entrevista coletiva que o agressor é branco e usou uma espingarda. Ele trocou tiros com a polícia enquanto esteve no local e por isso as pessoas foram retiradas por segurança. A identidade do autor dos disparos ainda não foi revelada pela polícia.

Pelo menos quatro dos feridos são agentes policiais. Segundo a rede CNN e o jornal Usa Today, as vítimas foram levadas para os hospitais locais, mas ainda não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde dos feridos.

A Casa Branca informou que o presidente Barak Obama está acompanhando os desdobramentos do caso.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias