Obama critica “histeria” nos Estados Unidos por chegada de refugiados

O presidente dos Estados Unidos acusou os seus rivais políticos de

Publicado em 18/11/2015 - 07:32 Por Da Agência Lusa - Manila

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou hoje (18) o que chamou “histeria” doméstica nos Estados Unidos sobre os riscos da chegada de refugiados sírios. Ele acusou os seus rivais políticos de terem medo de “viúvas e órfãos”.

“Não tomamos boas decisões se forem baseadas na histeria e em um exagero dos riscos”, afirmou Obama, depois de 26 dos 50 governadores de estados norte-americanos terem anunciado que pretendiam suspender o programa de acolhimento de refugiados sírios.

“Aparentemente, têm medo das viúvas e órfãos que chegam ao país”, disse o presidente.

Nessa terça-feira (17), a Casa Branca manteve contato com mais de 30 governadores, quando defendeu os procedimentos para acolher refugiados sírios, garantindo que são feitos exames rigorosos”.

O governo norte-americano respondeu assim à recusa de dezenas de estados, a maioria com governadores republicanos, de acolher refugiados, alegando motivos de segurança após os atentados em Paris, na sexta-feira passada (13), em que morreram 129 pessoas e 350 ficaram feridas. Os atentados foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Edição: Juliana Andrade

Destaques EBC


Últimas notícias