Polícia prende mais de 100 manifestantes durante confrontos em Paris

Publicado em 29/11/2015 - 15:09 Por Da Agência Lusa - Paris

Manifestações em Paris

O conflito entre policiais e manifestantes ocorreu na Praça de La La RépubliqueAgência Lusa/EPA/Ady Rain

A polícia de Paris deteve hoje (29) mais de uma centena de manifestantes que se opõem à realização da conferência sobre o Clima. “São pequenos grupos violentos que atacaram a polícia com projéteis e até mesmo com uma bola de boliche [bowling]", informou o chefe de polícia de Paris, Michel Cadot, acrescentando que nenhum dos manifestantes ou elementos das forças de segurança policiais ficaram feridos.

A marcha pelo clima, agendada para hoje em Paris, onde na amanhã (30) começa a conferência das Nações Unidas sobre clima, foi cancelada por causa dos atentados de 13 de novembro na capital francesa.

Em substituição, os manifestantes organizaram-se e enviaram para Paris alguns milhares de pares de sapatos, que cobriam a Praça La République, numa ação simbólica de representação dos ambientalistas e cidadãos que se juntaram à causa.

Segundo a Agência France Presse, a polícia francesa usou gás lacrimogêneo para conter várias centenas de manifestantes, muitos deles usando máscaras e atirando objetos nos policiais.

Sapatos ou garrafas foram atirados aos polícias. Outros manifestantes atiraram contra as forças policiais uma barreira.

Os manifestantes, desafiando a proibição de qualquer manifestação após os atentados, foram encaminhados para a Praça La République, no coração da capital francesa. 

A conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas é denominada COP21 e dela deverão participar mais de 140 chefes de Estado e de Governo.

 

Últimas notícias