Presidentes da China e Taiwan têm encontro histórico hoje em Cingapura

Publicado em 07/11/2015 - 09:22 Por Da Agência Lusa - Cingapura

Os presidentes da China, Xi Jinping, e de Taiwan, Ma Ying-Jeou, chegam a hotel em Cingapura antes de encontro histórico (Agência Lusa/Divulgação)

Os presidentes da China, Xi Jinping, e de Taiwan, Ma Ying-Jeou, chegam a hotel em Cingapura antes de encontro histórico Agência Lusa/EPA/Joseph Nair/Direitos Reservados

O presidente de Taiwan, Ma Ying-Jeou, chegou hoje (7) a Cingapura, onde terá uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, no primeiro encontro de líderes dos dois territórios desde a cisão política, há 66 anos.

Ma Ying-Jeou e a sua comitiva foram levados para o Hotel Shangri-La, onde está prevista a realização hoje do encontro histórico, sob forte esquema de segurança.

A reunião deve ocorrer às portas fechadas e durar cerca de uma hora. Depois do encontro, os dois líderes participam de um jantar.

A reunião tem sido criticada por grupos da oposição ao governo de Ma Ying-Jeou, do Partido Nacionalista Kuomintang, que acusam o líder de organizá-la com fins eleitorais, antes das eleições de janeiro. As sondagens colocam a formação política no governo como grande perdedora.

Dezenas de estudantes e ativistas de movimentos sociais concentraram-se esta manhã no aeroporto em Taiwan para protestar contra o encontro, e um dos seus porta-vozes, Wang Ting-kai, acusou Ma Ying-Jeou de celebrá-la "sem transparência e sem procurar o consenso".

Desde o regresso, em 2008, do Kuomintang ao poder, a China e Taiwan deram passos de aproximação que permitiram, entre outros aspectos, o início de voos diretos por meio do Estreito de Taiwan, fazendo com que as populações de ambos os lados poupassem várias horas em viagens que antes eram feitas por Macau, Hong Kong ou Coreia do Sul.

Pequim considera Taiwan uma província do país, embora a ilha funcione, de fato, como um país soberano com todas as instituições de governo eleitas pela população.

Últimas notícias