UE apresentará até dia 15 plano para apoiar refugiados na Turquia

Publicado em 29/11/2015 - 22:33 Por Da Agência Lusa - Bruxelas

A Comissão Europeia vai apresentar, até 15 de dezembro, um programa de apoio a refugiados que se encontram na Turquia, anunciou hoje (29) em Bruxelas, o líder do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker. O objetivo é ajudar o governo turco para evitar que mais pessoas continuem a migrar para a Europa.

“A Comissão Europeia vai apresentar até 15 de dezembro um plano detalhado para a reinstalação dos refugiados que estão atualmente na Turquia”, disse Juncker, em coletiva de imprensa no final da reunião de cúpula extraordinária entre a União Europeia (UE) e a Turquia. “A reinstalação tem de ocorrer nos próximos meses, e estou muito otimista.”

A Turquia acolhe atualmente no seu território mais de 2,2 milhões de sírios, que Bruxelas quer reinstalar em um programa voluntário. Nesse sentido, foi também oficializada uma verba de 3 bilhões de euros para ajudar a Turquia a lidar com a crise de migrantes e refugiados.

Os líderes decidiram ainda, anunciou, o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, realizar duas reuniões anuais de cúpula entre os dois blocos.

No encontro, decidiu-se que devem ser mantidas discussões regulares, havendo ainda a intenção de reforçar a cooperação sobre política externa e de segurança, incluindo o combate ao terrorismo.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, lembrou que a questão da migração foi a principal razão do encontro de hoje, mas destacou que a UE não espera que as suas fronteiras sejam guardadas por outros: “Isso só pode ser feito por europeus”. Ele, no entanto, ponderou que a UE e a Turquia têm que agir juntas.

Últimas notícias