Governo colombiano e Farc fecham acordo de indenização para vítimas

Publicado em 14/12/2015 - 17:54 Por Da Agência Lusa - Havana

O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram hoje (14) ter chegado a um acordo sobre indenizações e justiça para as vítimas do conflito que já dura meio século, o que é considerado um grande avanço nas negociações de paz.

Os negociadores de ambos os lados confirmaram o acordo e indicaram que os detalhes serão divulgados nesta terça-feira (15). “Mais um passo em direção ao fim do conflito”, escreveu a delegação do governo na rede social Twitter.

“Isto é motivo para alegria, satisfação e para a certeza de que estamos avançando com passos firmes e seguros para um acordo final”, disse o negociador da guerrilha colombiana, Marcos Calarca, à imprensa em Havana, onde as duas partes têm efetuado as negociações nos últimos três anos.

O acordo inclui a criação de tribunais especiais que darão sentenças máximas de oito anos por crimes cometidos no conflito – um compromisso considerado um grande avanço quando foi anunciado por ambos os lados, em setembro.

Comprometeram-se, nesse dia, a assinar um acordo de paz definitivo até ao fim de março do próximo ano. Os únicos pontos da agenda por resolver são agora o desarmamento e o mecanismo por meio do qual o acordo final será ratificado.

O grupo guerrilheiro está em guerra com o governo da Colômbia desde 1964. O conflito já matou mais de 220 mil pessoas e deslocou seis milhões dos locais onde moravam.

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias