Em discurso de posse, Macri diz que vai buscar unir a Argentina

Publicado em 10/12/2015 - 13:00 Por Da Agência Brasil - Brasília

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, toma posse neste momento. Ele discursa no Congresso. Em seguida, haverá os cumprimentos ao novo presidente na Casa Rosada, sede do governo. Macri sucede Cristina Kirchner, que ocupou a presidência argentina durante oito anos. Macri foi eleito no segundo turno das eleições, em 22 de novembro, com 51,42% dos votos, contra 48,60% de Daniel Scioli, o candidato apoiado pelo governo.

"Quero reiterar mensagem de confiança. Vou trabalhar para que todos vivam melhor", disse. O novo presidente disse que "quer unir todos". "É um desafio, depois de anos de prepotência e enfrentamento inútil. Todos temos que crescer. Quem votou em nós quer três coisas: pobreza zero, derrotar o narcotráfico e união de todos. Vamos universalizar a proteção social para que nenhuma criança fique desprotegida", disse, ressaltando que adotará políticas para geração de emprego.

A presidenta Dilma Roussef acompanha a posse de Macri. A presidenta deve ter um rápido encontro com Macri na Casa Rosada.

Centenas de argentinos concentraram-se à meia-noite em frente à residência de Macri, comemorando antecipadamente a sua posse. Cantando o hino nacional e gritando “sim, podemos”, simpatizantes de Macri seguiram para a Avenida do Libertador, a fim de saudar o novo presidente. A concentração paralisou o trânsito e dezenas de motoristas começaram a buzinar em frente ao edifício onde mora Macri, que apareceu na varanda e acenou diversas vezes, acompanhado pela mulher, Juliana Awada. Buzinas e fogos de artifício foram ouvidos em outros pontos da cidade.

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias