Obama faz à noite discurso à nação sobre combate ao terrorismo

Publicado em 06/12/2015 - 10:16 Por Da Agência Lusa - Washington

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará hoje (6) à noite um raro discurso à nação sobre a luta contra o terrorismo, informou a Casa Branca.

No discurso, ele abordará "os passos que do governo para cumprir a sua prioridade máxima: garantir a segurança do povo norte-americano”, informou a Casa Branca num comunicado divulgado este sábado.

A última vez que Barack Obama se dirigiu à nação a partir da Sala Oval da Casa Branca foi em agosto de 2010 para anunciar o fim da missão de combate no Iraque.

“O presidente também vai abordar a ameaça do terrorismo, no sentido mais lato do termo, incluindo a sua natureza, a sua evolução e a forma como podemos derrotá-lo”, detalhou a Casa Branca.

“Ele vai reiterar a sua firme convicção de que o Estado Islâmico será destruído e que os Estados Unidos devem basear-se nos nossos valores – o nosso inabalável compromisso com a justiça, igualdade e liberdade – para superar os grupos terroristas que usam a violência para fazer avançar uma ideologia destrutiva”.

A Casa Branca indicou ainda que o presidente norte-americano falará ainda sobre a investigação em curso do "trágico ataque em San Bernardino”

Barack Obama declarou no sábado (5) que os Estados Unidos “não ficarão aterrorizados” e reiterou o apelo por mais medidas de controle de armas, referindo-se ao ataque em San Bernardino, no estado da Califórnia, que ocorreu na semana passada e deixou 14 mortos.

Com a forte possibilidade do ataque estar ligado ao terrorismo, Obama prometeu que as investigações sobre o caso “vão até ao fundo”.

Últimas notícias