Você está aqui

Coreia do Sul e EUA discutem resposta ao teste nuclear norte-coreano

  • 20/01/2016 07h36publicação
  • Seullocalização
Da Agência Lusa

O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Han Min-koo, e o subsecretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, reuniram-se hoje (20) em Seul para definir uma resposta ao teste nuclear norte-coreano feito no último dia 6.

“Apesar das contínuas advertências e das preocupações da comunidade internacional, a Coreia do Norte fez o seu quarto teste nuclear, o que representa grave ameaça à península coreana e à comunidade internacional”, disse Han na abertura do encontro, no Ministério da Defesa, em Pyongyang.

A Coreia do Sul debate sanções multilaterais e em nível individual ao país vizinho, dentro da promessa da presidenta Park Geun-hye de fazer com que a Coreia do Norte pague preço proporcional [ao teste]", disse o ministro sul-coreano em declarações divulgadas pela agência Yonhap.

O secretário de Estado norte-americano afirmou que Washington e Seul farão frente ao desafio, “em total solidariedade”, destacando a necessidade de que a comunidade internacional dê uma "forte resposta" ao teste.

Antony Blinken chegou a Seul nessa terça-feira, como parte da viagem a três países do Nordeste asiático, a fim de coordenar uma reação à Coreia do Norte

O teste nuclear subterrâneo aumentou novamente a tensão na península coreana, gerando o protesto quase unânime da comunidade internacional e levando o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas a pedir novas e duras sanções contra o país.