Estado Islâmico sequestra cerca de 400 civis no Leste da Síria

Publicado em 17/01/2016 - 09:39 Por Da Agência Lusa - Beirute

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) sequestrou cerca de 400 civis, entre os quais mulheres e crianças, depois de um ataque no sábado (16) à cidade de Deir Ezzor, no Leste da Síria. A ofensiva deixou 135 mortos.

O diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahmane, disse que os cerca de 400 civis foram levados do bairro de Al-Baghaliyeh e de zonas próximas para regiões controladas pelo Estado Islâmico (EI). Entre os sequestrados, estão mulheres, crianças, famílias e combatentes pró-regime, informou o responsável da organização não governamental

As pessoas raptadas foram levadas para outras regiões sob o controle dos jihadistas no oeste da província de mesmo nome (Deir Ezzor) e para província vizinha de Raqqa, acrescentou Rahmane.

No sábado, o EI lançou uma grande ofensiva em várias áreas da cidade, tomando o controle do bairro de Al-Bagheliyeh. De acordo com o OSDH, pelo menos 85 civis e 50 combatentes pró-regime foram mortos, a maior parte executados.

A agência oficial de notícias síria Sana citou moradores que denunciaram um massacre com 300 civis mortos. Segundo o OSDH, a ofensiva permitiu que a organização jihadista avançasse no norte da cidade de Deir Ezzor, controlando cerca de 60% da área.

Esta manhã, as forças do regime combatiam no noroeste da cidade, enquanto os subúrbios de Al-Bagheliyeh foram alvo de ataques aéreos noturnos de aviação da Rússia, aliada do regime do presidente Bashar al-Assad. O regime mantém o controle de zonas de Deir Ezzor e de um aeroporto militar nas proximidades.

Últimas notícias