Irã apreende dois navios de guerra dos Estados Unidos no Golfo Pérsico

Publicado em 12/01/2016 - 23:43 Por Da Agência Lusa - Teerã, Irã

A polícia do Irã confirmou hoje (12) ter apreendido dois navios de guerra dos Estados Unidos com dez militares a bordo. Segundo comunicado publicado pelo site de notícias do governo iranianos, os navios entraram em águas territoriais do Irã no Golfo Pérsico.

"Os dois barcos de guerra americanos, com dez marines armados, entraram nas águas territoriais iranianas nos arredores da Ilha de Farsi e foram apreendidos pelas unidades de guerra das forças navais dos Guardas da Revolução", informou o comunicado, acrescentando que os militares norte-americanos estão "bem de saúde".

Os Estados Unidos declararam que os navios estavam no Irã para recuperar um grupo de militares da Marinha do qual tinham perdido contato quando seguiam a bordo de duas pequenas embarcações no Golfo Pérsico.

“Hoje de manhã perdemos o contato com as duas pequenas embarcações que estavam em rota do Kuwait para o Bahrein”, afirmou um alto funcionário do governo norte-americano.

“Posteriormente, nos comunicamos com as autoridades iranianas, que nos informaram que estão bem e em segurança. Recebemos garantias de que os militares serão autorizados a prosseguir viagem”, acrescentou.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, informou que o secretário de Estado, John Kerry, falou ao telefone com o secretário iraniano, Mohammad Javad Zarif, que garantiu a libertação dos soldados norte-americanos.

 

Últimas notícias