OEA anuncia acordo para governo de transição no Haiti

Publicado em 06/02/2016 - 18:24 Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Protesto de haitianos

Após uma série de protestos da população, o segundo turno das eleições presidenciais foi adiado mais de uma vezEPA/Bahare Khodabande/Agência Lusa

A menos de 24 horas do fim do mandato do atual presidente Michel Martelly e sem um sucessor eleito para assumir o cargo, a missão especial da Organização dos Estados Americanos (OEA) para o Haiti anunciou hoje (6) um acordo para formação de um governo de transição no país.

Após uma série de protestos da população, o segundo turno das eleições presidenciais foi adiado mais de uma vez. Os haitianos suspeitam de fraude no processo eleitoral para beneficiar o candidato do governo, Jovenel Moise.

Em comunicado, a OEA informou que, ontem (5) à noite, Martelly firmou um acordo com o presidente do Senado e com o vice-presidente da Assembleia Nacional. A cerimônia oficial de assinatura do documento ocorrerá neste sábado.

Segundo a OEA, Martelly afirmou que vai manter seu compromisso de deixar o cargo amanhã (7).

“Pelos termos do acordo, o parlamento elegerá um presidente interino por um período de 120 dias e confirmará um primeiro-ministro por consenso. O segundo turno ocorrerá no dia 24 de abril e o novo presidente tomará posse em 14 de maio”, informou a OEA.

O chefe da missão especial, embaixador Ronald Sanders, disse que a situação do Haiti é “excepcional” e requer soluções “excepcionais”.

“Estamos felizes em ver que as partes interessadas se comprometeram com a democracia, a paz e a estabilidade em meio a um vazio constitucional criado pela ausência de uma presidente eleito em substituição ao atual presidente Martelly”, concluiu Ronald Sanders.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.