Você está aqui

China diz que cooperação com a Rússia é primordial para garantir a paz no mundo

  • 26/03/2016 11h10publicação
  • Pequimlocalização
Da Agência Lusa

O presidente da China, Xi Jinping, disse que  a "cooperação estratégica" com a Rússia é "primordial" para garantir a paz regional e no mundo.

"A cooperação estratégica entre a China e a Rússia tem um papel primordial na salvaguarda da paz e da estabilidade regionais e mundiais", disse Xi Jinping durante um encontro com o chefe de gabinete do Kremlin, Sergei Ivanov, nessa sexta-feira (25).

Xi Jinping enfatizou que tanto ele quanto o presidente russo, Vladimir Putin, concordam com uma maior troca de informações e cooperação entre o Partido Comunista da China (PCC) e a administração russa.

Ivanov, segundo a agência oficial chinesa Xinhua, destacou o "rápido desenvolvimento da cooperação em várias áreas" entre a China e a Rússia, assim como "a comunicação e a coordenação próxima em assuntos internacionais".

A China e a Rússia são membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e têm posições semelhantes em relação a conflitos internacionais como o da Síria ou em relação à Coreia do Norte.

Por outro lado, Pequim tem tentado manter uma posição neutra perante a condenação internacional à anexação da península da Crimeia pela Rússia.

Apesar de apoiar a Rússia e o restante da comunidade internacional na ofensiva contra o grupo extremista Estado Islâmico na Síria e no Iraque, o governo chinês tem evitado pronunciar-se sobre a sua eventual participação direta.