Governo belga baixa para três o nível de alerta antiterrorista

Publicado em 24/03/2016 - 18:43 Por Da Agência Lusa - Bruxelas

O ministro do Interior belga, Jan Jambon, anunciou hoje (24) que o seu governo decidiu baixar em um grau o nível de alerta antiterrorista, que estava no patamar máximo porque “não há ameaças iminentes" de ataques. Jambon explicou, em declarações ao canal RTL, que o Conselho de Segurança Nacional se reuniu esta tarde e o Órgão de Coordenação para a Análise de Ameaças (OCAM) tinha "decidido a reduzir o nível de ameaça para três", em uma escala de quatro.

O nível três, que corresponde a uma ameaça "possível e provável", continua a ter uma série de implicações sobre a mobilização e a vigilância das forças de ordem.

O OCAM tinha aumentado o nível de alerta para quatro em todo o país, correspondente a uma ameaça de "grave e iminente", uma hora após o duplo atentado, na terça-feira (22), em Bruxelas, que fez, pelo menos, 31 mortos e 300 feridos.

A cidade de Bruxelas tinha aumentado o nível de ameaça terrorista para quatro no último dia 21 de novembro, na sequência dos ataques em Paris.

Depois, o nível diminuiu para três, mas as autoridades decidiram manter em alerta centenas de militares para monitorar os edifícios sensíveis em todo o território.

 

Últimas notícias