Você está aqui

Johan Cruyff foi um grande jogador e técnico, diz Pelé

  • 24/03/2016 18h33publicação
  • Brasílialocalização
Da Agência Brasil*

Pelé homenageou hoje (24) o jogador Johan Cruyff, morto nesta quinta-feira, na Espanha, aos 68 anos, em decorrência de um câncer de pulmão. No Twitter, Pelé disse que "Johan Cruyff foi um grande jogador e técnico. Ele deixa um importante legado para a nossa família do futebol". Pelé acrescentou: "Nós perdemos um grande homem. Que possamos seguir o seu exemplo de excelência".

O holandês é considerado o maior jogador da história de seu país e um dos melhores de todos os tempos, sendo colocado ao lado de nomes como Maradona, Zico e Puskás. Ele era a principal estrela da seleção que encantou o mundo na Copa de 1974 e ficou conhecida como Carrossel Holandês, devido ao estilo de jogo que ignorava as posições pré-definidas e pregava o futebol total.

Pelé e Cruyff se enfrentaram em campo em 1974, na disputa pelo terceiro lugar do Troféu Ramón de Carranza. Eles defendiam Santos e Barcelona, respectivamente, e a partida terminou com vantagem para a equipe catalã: 4 a 1. Uma foto dos dois, feita durante o jogo, está exposta no museu do estádio do time espanhol Barcelona.

 

*Com informações das agências Ansa Brasil e Lusa

 

Edição: Beto Coura