Entidade condena lei do Mississippi que nega serviços a homossexuais

Publicado em 07/04/2016 - 13:52 Por José Romildo – Correspondente da Agência Brasil - Estados Unidos

Entidade internacional condena decisão contra homossexuais no Mississipi

“Estamos consternados com a extensão da discriminação que agora é permitida por lei, no Mississippi”, disse SabbadiniDivulgação/Ilga

A Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo (Ilga) condenou hoje (7) a lei aprovada esta semana pelo estado do Mississippi, nos Estados Unidos, que permite às empresas recusar serviços a casais homossexuais com base em argumentos religiosos.

“Estamos consternados com a extensão da discriminação que agora é permitida por lei, no Mississippi, em nome de uma suposta liberdade religiosa”, disse o presidente da Ilga, Renato Sabbadini, em documento sobre o assunto entregue à Agência Brasil.

“Leis como essas são um lembrete duro de que a luta para a igualdade ainda está longe de terminar”, acrescentou Sabbadini, no documento. A Ilga é uma associação internacional, com sede em Genebra, Suíça, que se dedica a lutar pela igualdade de direitos para lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexuais (LGBTI).

Ao justificar a aprovação da medida, na última terça-feira (5), o governador do Mississippi, Phil Bryant, alegou que a lei visa "proteger as crenças religiosas sinceras e convicções morais". Argumentou também que a nova legislação destina-se a permitir que as pessoas exerçam sua liberdade religiosa.

"O que vem a nós como mais chocante", disse Sabbadini, é que o governador Phil Bryant justificou a lei como sendo uma proteção para crenças religiosas e convicções morais. “Ele não sabe, mas gostaríamos de informá-lo, que as pessoas que se enquadram como LGBTI detêm convicções morais também, e ainda têm de enfrentar leis discriminatórias.”

“Estamos enfurecidos ao ver como a intolerância patrocinada pelo Estado e o ódio estão sendo disfarçados de fé", disse.

Renatto Sabbadini disse também, no documento, que a nova legislação aprovada pelo estado do Mississippi não é isolada. "Mais de uma centena de projetos similares foram introduzidos nos Estados Unidos, em sessões legislativas este ano”, afirmou o presidente da Ilga.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.