Governo dos EUA se diz convencido de que Brasil vai ultrapassar desafio

Publicado em 18/04/2016 - 18:32 Por Da Agência Brasil * - Washington

O governo dos Estados Unidos informou hoje (18) estar convencido de que o Brasil vai ultrapassar o desafio em que se encontra. A referência é sobre a abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Roussef, aprovada ontem na Câmara dos Deputados por 367 votos a favor e 146 contra. O processo foi encaminhado nesta segunda-feira ao Senado.

“Estamos acompanhado o processo político no Brasil”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, durante entrevista aos jornalistas. Kirb, no entanto, declinou de fazer qualquer comentário sobre a possível saída de Dilma da Presidência.

John Kirby destacou que as instituições brasileiras são “suficientemente maduras” para lidar com a atual crise do ponto de vista “democrático” e “segundo a Constituição” do país.

A admissão do processo na comissão especial do Senado vai depender de uma votação por maioria simples dos 81 senadores. O processo será encerrado com o julgamento final dos senadores, em votação nominal e aberta no plenário. A presidenta Dilma será afastada definitivamente da Presidência da República se dois terços do Senado (54 dos 81 senadores) julgarem que ela cometeu crime.

Caso isso ocorra, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), assume para cumprir o mandato restante até o fim, no dia 31 de dezembro de 2018.

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias