Grécia reenvia segundo grupo de refugiados à Turquia

Publicado em 08/04/2016 - 09:15 Por Da Agência Lusa - Lesbos, Grécia

Segunda leva de refugiados vindos da Grécia chega ao porto turco de Dikili, em cumprimento ao acordo de repatriação de migrantes firmado entre União Europeia e Turquia

Segunda leva de refugiados vindos da Grécia chega ao porto turco de Dikili, em cumprimento ao acordo de repatriação de migrantes firmado entre União Europeia e TurquiaMerkt Cakir/EPA/Agência Lusa

A Grécia reenviou hoje (8) para a Turquia 124 migrantes, a maioria paquistaneses, conforme previsto no acordo entre União Europeia (UE) e Turquia, informaram fontes oficiais, citadas pela France Presse.

Segundo as informações, um grupo de 45 paquistaneses saiu da ilha grega de Lesbos para o porto turco de Dikili, seguido por um segundo grupo, com 79 refugiados que partiu das ilhas de Kos e Leros para o mesmo porto na Turquia.

As ações de reenvio de hoje são a segunda, depois de, na segunda-feira (4) terem sido enviados 202 migrantes à Turquia 202, sendo a maioria também de paquistaneses.

Um político turco em Dikili disse à France Presse que, ao chegarem, os migrantes serão registrados e "provavelmente" encaminhados para Kirklareli, no noroeste do país, onde foi criado um centro de acolhimento.

Três ativistas de Direitos Humanos foram detidos e mais tarde liberados pela polícia ao se agarraram à âncora de um dos navios que levava os migrantes, numa tentativa de impedir sua saída do Porto de Mytilène.

Outro grupo formado por cerca de trinta ativistas também se manifestaram, no mesmo porto, gritando palavras de ordem como "acabem com os reenvios", "a UE te odeia" e "liberdade para os refugiados".

À France Presse, a fonte oficial garantiu que todos os migrantes reencaminhados não pediram asilo.

Últimas notícias