Conselho de Segurança da ONU se reúne hoje para tratar da situação em Alepo

Publicado em 04/05/2016 - 08:50 Por Da Agência Lusa - Nova York, Estados Unidos

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai se reunir hoje (4), a pedido da França e do Reino Unido, para discutir a situação na cidade síria de Alepo.

O secretário-geral-adjunto da ONU para os Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman, vai apresentar aos 15 Estados-membros a situação na cidade. Alepo é a segunda maior cidade da Síria e tem sido palco de intensos confrontos entre as forças do regime e grupos da oposição, apesar de uma trégua instaurada em 27 de fevereiro.

Ontem (3), Moscou declarou que espera um cessar-fogo 'nas próximas horas'. Já o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ameaçou o presidente sírio, Bashar Al-assad, de “repercussões” se não respeitar uma nova trégua em Alepo, que está sendo negociada.

O embaixador britânico Matthew Rycroft já havia solicitado uma reunião do Conselho, ressaltando que Alepo “está em chamas” e que se trata de um assunto que tem a mais alta prioridade.

Ataques

Ontem, pelo menos três mulheres morreram e outras 17 ficaram feridas após um bombardeio de forças rebeldes a um hospital em um bairro da cidade de Alepo, informou a agência oficial síria Sana.

O Observatório Sírios dos Direitos Humanos (OSDH) confirmou o bombardeamento sem divulgar até agora um balanço.

Últimas notícias