México recebe 238 cubanos que estavam no Panamá

Publicado em 10/05/2016 - 07:48 Por Da Agência Lusa - Cidade do México

As autoridades mexicanas receberam ontem (9), no aeroporto de Ciudad Juárez, no estado de Chihuahua, 238 cubanos em dois voos procedentes do Panamá. Eles receberam um documento de visitantes por razões humanitárias.

Segundo um comunicado oficial, “em cumprimento de um acordo com países da América Central, o México vai oferecer apoio humanitário, numa medida excepcional, limitada e única, à transferência de 3.995 cubanos, bloqueados na fronteira do Panamá” com a Costa Rica desde janeiro.

“A fim de responder ao apelo urgente do governo do Panamá, o México decidiu continuar com o apoio excepcional que deu nas semanas anteriores e que permitirá a esse país irmão fazer frente a esse grave problema. Ao mesmo tempo, ambos os países acordaram colocar em marcha uma série de ações para prevenir e não incentivar novos fluxos”, diz a mesma nota.

Na segunda-feira, foram recebidas 238 pessoas – 166 homens, 71 mulheres e um menor de idade. A todos foi concedido um Documento Provisório por Razões Humanitárias, que lhes oferece estadia no país por 20 dias. Findo esse prazo, devem abandonar o território mexicano.

Com estas ações, o México “referenda o seu compromisso com a proteção e salvaguarda dos direitos humanos de todos os estrangeiros que transitam por território nacional, independentemente da sua condição migratória”, diz a mesma nota.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias