Rússia comemora 71º aniversário de vitória sobre Alemanha nazista com desfile

Publicado em 09/05/2016 - 08:33 Por Da Agência Lusa - Moscou

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, e o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, assistem ao desfile militar na Praça Vermelha, em Moscou, na Rússia

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, e o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, assistem ao desfile militar na Praça Vermelha, em Moscou, na Rússia Sergei Chirikio/Agência Lusa/direitos reservados

Mais de 10 mil militares marcham pela Praça Vermelha, em Moscou, no tradicional Desfile da Vitória sobre a Alemanha nazista, que se celebra hoje (9) na Rússia.

Pela primeira vez nesta festa, que lembra os 26 milhões de soviéticos mortos no conflito, participam militares das forças aeroespaciais russas, da Guarda Nacional e um esquadrão feminino de cadetes.

Pela primeira vez, um pelotão feminino participou do Marcha da Vitória, na Praça Vermelha, em Moscou

Pela primeira vez, um pelotão feminino participou do Desfile da Vitória, na Praça Vermelha, em MoscouSergei Chirikov/Agência Lusa/direitos reservados

Nesta celebração do 71º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista desfilam mais de 200 veículos blindados e sistemas de armamento, além de helicópteros e dos aviões que fazem a parada aérea sobre os céus da capital russa.

O presidente russo, Vladimir Putin, presente na praça, fez um paralelo entre a luta contra os nazistas e o novo desafio para o mundo que é o terrorismo internacional.

“Neste momento, a civilização enfrenta uma nova ameaça. Por isso, estamos dispostos a construir um novo bloco de segurança internacional para derrotar o terrorismo”, disse.

O chefe de Estado russo afirmou ainda que a comemoração se transformou no símbolo da unidade entre a Rússia e o seu povo. “A nossa força e a nossa dignidade residem nesta unidade: na lealdade à pátria”, concluiu.

A parada militar começou com um minuto de silêncio em memória dos mortos na Segunda Guerra mundial.

Últimas notícias