Mídia internacional repercute decisão de Maranhão

Publicado em 09/05/2016 - 15:53 Por Da Agência Ansa Brasil - Brasília

A mídia internacional repercutiu imediatamente a decisão do presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que anulou as sessões parlamentares que culminaram na aprovação do pedido de impeachment de Dilma Rousseff. A medida foi chamada de "surpreendente" e que leva o Brasil ao "caos".

"O novo presidente da Câmara dos Deputados anulou a votação do mês passado contra Dilma Rousseff em uma reviravolta que abalaria a credibilidade até de um episódio de House of Cards, inicia a matéria do tradicional jornal The Guardian, que chama o ato de um "movimento surpresa" e que leva a "legislatura para o caos".

O Corriere della Sera chamou a situação de "jogo de cena", mas que "existem dúvidas sobre se essa decisão pode ser tomada de maneira retroativa". "Segundo grande parte dos analistas, o jogo de cena pode atrasar o acontecimento, mas dificilmente salvará o posto de Dilma Rousseff", escreveram os italianos.

Já o francês Le Monde tentou explicar o caso e disse que a situação do processo de impeachment "tomou um rumo inesperado". "Para surpresa geral, Waldir Maranhão, o presidente interino da Câmara dos Deputados brasileira, anulou a sessão que aprovou o processo de impeachment", continuou.  

O argentino La Nación também chamou a situação de "nova e surpreendente reviravolta na crise política brasileira". "A notícia tomou Brasília com a mais absoluta surpresa e gerou a maior confusão sobre o futuro de Rousseff", escreveu.

O The New York Times informou aos seus leitores que a decisão de Maranhão "criou o maior tumulto da história no meio da luta pelo poder no maior país da América Latina".

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias