Parlamento Europeu convoca debate extraordinário após referendo do Brexit

Publicado em 24/06/2016 - 07:26 Por Da Agência Sputnik Brasil - Moscou

O Parlamento Europeu se reunirá terça-feira (28) para aprovar resolução que vai avaliar o resultado do referendo britânico, declarou o presidente da entidade, Martin Shulz. No referendo, realizado nessa quinta-feira (24), o Reino Unido decidiu sair da União Europeia (UE) após 43 anos de participação.

"O Parlamento decidiu reunir-se às 10h [de terça-feira, 28] e aprovar uma resolução que avaliará os resultados do referendo e estabelecerá os passos futuros para as instituições da União Europeia, incluindo o próprio Parlamento Europeu", disse Shulz.

A UE deve abordar medidas para defender a zona do euro das perturbações que já se verificam, após a decisão do Reino Unido de sair da UE, acrescenta o presidente do Parlamento.

Shulz lembrou que os acordos entre Bruxelas e Londres estabelecem que "ambas as partes devem respeitar posições diferentes".

"O Reino Unido decidiu sair [da UE], mas os países que continuam sendo membros do bloco devem examinar como melhorar a União Europeia, como proteger os países da zona do euro nos próximos meses", afirmou Martin Shultz. Para ele, a União Europeia precisa de estabilização nesta situação "preocupante".

No referendo de ontem, 51,9% dos britânicos votaram a favor de deixar a União Europeia e 48,1% optaram pela permanência, de acordo com os dados oficiais.

 

Últimas notícias