Ex-fuzileiro naval mata três policiais nos Estados Unidos

Publicado em 17/07/2016 - 22:08 Por José Romildo - Correspondente da Agência Brasil - Washington

Três policiais foram mortos e três ficaram feridos – um deles gravemente – em razão de um tiroteio hoje (17) em Baton Rouge, capital de Louisiana, nos Estados Unidos. O atirador, identificado como Gavin Longo, ex-fuzileiro naval, foi morto a tiros pela polícia.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou o tiroteio. "Ataques contra a polícia são ataques contra todos nós e e contra o Estado de Direito que torna a sociedade possível", disse o presidente. Ele  pediu também que os americanos façam esforços para unir o país, em vez de buscar a divisão. "Nós, como uma nação, temos que ter alto e claro que nada justifica a violência na aplicação da lei", disse Obama.

O superintendente da polícia do estado de Louisiana, coronel Mike Edmonson, disse em entrevista que o atirador agiu sozinho, ao contrário de relatos iniciais, de que a polícia estaria à procura de outros atiradores.

A polícia não esclareceu se há alguma relação entre a morte dos policiais, hoje, e a morte de dois homens negros, em ação da polícia, este mês. Um dos homens, Alton Sterling, 37 anos, morreu na própria cidade de Baton Rouge, em 5 de julho; e Philando Castile, 32 anos, morreu perto de Saint Paul, no estado de Minnesota, no dia seguinte. Ambos os ataques foram feitos por policiais em circunstãncias ainda não esclarecidas.

O governador da Louisiana, John Bel Edwards, chamou o tiroteio de um "indizível ataque hediondo".

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias