Após acordo, Colômbia e Venezuela reabrem fronteiras

Publicado em 13/08/2016 - 14:55 Por Da Ansa Brasil - Caracas

Colômbia e Venezuela reabriram na manhã deste sábado (13) a fronteira entre os dois países, como resultado do acordo alcançado na última sexta-feira (12) entre os presidentes Juan Manuel Santos e Nicolás Maduro.

O objetivo da reabertura, que será feita de forma "controlada e gradual", é aliviar a situação de escassez enfrentada pelos venezuelanos devido à crise política e econômica em seu país. No mês passado, em três ocasiões, dezenas de milhares de venezuelanos entraram na Colômbia para adquirir produtos de primeira necessidade, como alimentos e remédios.

Desde as primeiras horas da manhã, muitas pessoas já se aglomeravam na ponte Simon Bolívar, que liga o estado de Táchira, na Venezuela, a Cúcuta, na Colômbia. Os dois países compartilham cerca de 2 mil quilômetros (km) de fronteira, que estava fechada desde 19 de agosto de 2015 por uma decisão unilateral de Maduro.

A Venezuela passa por uma grave crise, que resultou em problemas de abastecimento para a população local, especialmente para sua camada mais pobre.

Últimas notícias