Estado de Shimon Peres ainda é grave após AVC

Publicado em 14/09/2016 - 09:12 Por Da Agência Ansa - Roma

O ex-presidente de Israel Shimon Peres se encontra em situação estável de saúde, mas seu quadro ainda é grave, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) nessa terça-feira (13). As informações são da Agência Ansa.

Segundo Yitzhak Kreis, diretor do centro médico Sheba, nas proximidades de Tel Aviv, onde o ex-mandatário foi internado às pressas, Peres permanece sob observação e é atendido por uma equipe de diversos especialistas.

Em entrevista a uma rádio israelense, seu genro e médico pessoal, Rafi Waldan, explicou que Peres "não corre risco imediato de vida" e que existem "boas chances de que ele supere o episódio".

Apesar de se encontrar sedado, "para que possa descansar", ele recobrou a consciência brevemente na noite de ontem, quando os familiares puderam se comunicar com ele.

Ainda segundo Waldan, a família decidiu não realizar nenhuma intervenção cirúrgica ou drástica. Aos 93 anos, Peres já havia apresentado complicações cardíacas na semana passada, quando recebeu um marca-passo. No último ano, ele foi internado em diversas ocasiões devido a seu frágil estado.

Presidente de Israel entre 2007 e 2014, Peres também ocupou mais de uma vez o cargo de primeiro-ministro. Em 1994, recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelos acordos de Oslo com o então premier israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino Yasser Arafat, mortos em 1995 e 2004, respectivamente.

Últimas notícias