França retira 1,5 mil crianças do campo de Calais

Publicado em 02/11/2016 - 18:22 Por Da Agência Ansa - Roma

A França realizou hoje (2) a evacuação de 1,5 mil crianças órfãs ou desacompanhadas do centro de acolhimento de Calais, no norte do país. Cerca de 70 ônibus foram usados para deslocar os menores para outros abrigos espalhados em toda a França. A maioria deles é do Afeganistão, Sudão e Eritreia, e queria atravessar o Canal da Mancha em direção ao Reino Unido para encontrar parentes. As informações são da agência Ansa.

Nos últimos dias, o presidente da França, François Hollande, e a premier britânica, Theresa May, entraram em conflito após o francês exigir que Londres assuma parte da responsabilidade pelos menores. A evacuação das crianças que se perderam de seus familiares é uma das últimas etapas para a desativação total do centro, conhecido como "selva de Calais".

Dentro de 48 horas, a França deve concluir todo o processo, iniciado em 24 de outubro. "A evacuação de 1,5 mil crianças e jovens sem familiares que viviam em Calais terminou agora há pouco", publicou o jornal Le Figaro, citando fontes do governo. Seis mil imigrantes viviam no acampamento, que se formou espontaneamente por indivíduos que viajavam a Calais para cruzar o Canal da Mancha rumo ao Reino Unido. A cidade entrou na rota migratória por abrigar o Eurotúnel.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias