Governo brasileiro externa condolências pela morte de Fidel

Publicado em 26/11/2016 - 18:51 Por Da Agência Brasil - Brasília


Assinada pelo chanceler José Serra, o Ministério das Relações Exteriores divulgou hoje (26) nota sobre a morte do ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, ocorrida ontem (25) em Havana.

Fidel Castro (Alejandro Ernesto/Agência Lusa/Direitos Reservados)

Governo brasileiro lamentou morte de Fidel Castro Alejandro Ernesto/Agência Lusa/Direitos Reservados

“O governo brasileiro tomou conhecimento com pesar da morte do líder cubano Fidel Castro. Como dirigente máximo de seu país por cinco décadas, marcou profundamente a política cubana e o cenário internacional. Entra para a história como uma das lideranças políticas mais emblemáticas do século XX. Não é possível entender a história de nosso continente sem referência a Fidel, suas ideias e ações à frente da revolução cubana e do governo de seu país”, diz a nota.

Acrescenta que a trajetória de Fidel “resume os dolorosos conflitos e contradições de um período histórico conturbado, no qual ideais de desenvolvimento e justiça social nem sempre se conciliaram, em nossa região, com o respeito aos direitos humanos e à democracia”.

O governo solidariza-se com o povo cubano e apresenta ao seu governo e à família de Fidel Castro suas sentidas condolências, finaliza a nota do Itamaraty.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias