Martin Schulz anuncia que disputará eleições ao Parlamento alemão em 2017

Publicado em 24/11/2016 - 09:06 Por Da Agência Ansa* - Berlim

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz

O presidente do Parlamento Europeu, Martin SchulzEPA/Olivier Hoslet/Agência Lusa/Direitos Reservados

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, anunciou que concorrerá no ano que bem ao Bundestag (Parlamento alemão) como líder do Partido Social-Democrata (SPD), pela Renânia do Norte-Vestfália. Ele confirmou que não irá disputar um terceiro mandato para a presidência do Parlamento Europeu e se dedicará à política de seu país.  "Tomei a minha decisão. Continuarei a lutar pela Europa em nível nacional", disse Schulz em entrevista nessa quinta-feira (24). A informação é da Agência Ansa.

O atual líder europeu disse que durante todo o seu mandato se esforçou para tornar o Parlamento mais influente, "a única instituição europeia na qual os membros são eleitos diretamente".

Schulz aproveitou o anúncio para agradecer aos colegas deputados e a Jean-Claude Juncker, que é o presidente da Comissão Europeia. "Mais do que nunca, o mundo precisa de uma Europa forte e unida e a Alemanha, o maior Estado da União, tem uma responsabilidade muito particular", acrescentou.

O alemão, de 60 anos, é deputado europeu desde 1994 e assumiu o comando da entidade em 2012. Seu atual mandato termina em janeiro de 2017.

A decisão de Schulz tem a ver também com a reorganização do SPD, da chanceler Angela Merkel. A líder alemã já anunciou que concorrerá ao quarto mandato consecutivo e que, caso seja eleita, indicará o atual ministro das Relações Exteriores, Frank Walter Steinmeier, para ser o novo presidente da Alemanha.

Schulz não comentou sobre a especulação de que poderia tentar suceder Angela Merkel como chanceler, ou sobre a possibilidade de assumir o Ministério das Relações Exteriores, como afirmam analistas.

*Colaborou Marieta Cazarré, correspondente da Agência Brasil

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias