Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Supremo Tribunal da Venezuela anula duas leis aprovadas pelo Parlamento

Publicado em 12/11/2016 - 14:55

Por Da Agência Lusa Caracas

O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) anulou ontem (11) a lei da Controladoria-Geral da República e a Lei de Telecomunicações, por terem sido aprovadas em julho e setembro pelo Parlamento à margem da Constituição.

As leis, segundo o STJ, foram aprovadas "em desacato a decisões judiciais emanadas pelo Máximo Tribunal da República".

A Lei de Controladoria da República, segundo os magistrados, contemplava uma redução de 15 para cinco anos o período de "inabilitação" (interdição) política imposta a funcionários envolvidos em irregularidades, o que "implica um retrocesso na luta contra o flagelo da corrupção, o qual deve ser combatido pelo Estado".

A Lei de Telecomunicações limitava as possibilidades do Estado de emitir mensagens à população, influenciando "a segurança da nação".

Segundo o STJ, o Parlamento encontra-se em desrespeito, ao ter julgado três deputados do Estado de Amazonas, apesar de aquele tribunal ter ordenado fossem suspendidos até que sejam esclarecidas denúncias de irregularidades na campanha para as eleições legislativas de 6 de dezembro de 2015.

"Não existem atos dos órgãos que exercem o Poder Público que possam desenvolver-se à margem do direito, isolado de vínculos jurídicos", afirmam os magistrados.

A anulação das leis tem lugar depois de o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dizer publicamente que eram ilegais porque o parlamento "declarou-se em desacato" ao reincorporar os deputados de Amazonas e até que sejam desincorporados pela Assembleia Nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias