Conselho de Segurança da ONU votará nesta segunda envio de observadores a Aleppo

Publicado em 18/12/2016 - 18:39 Por Da AFP - Nova York (EUA)

O Conselho de Segurança da ONU votará nesta segunda-feira sobre o novo projeto de resolução que propõe enviar observadores a Aleppo, depois que a França concordou em levar em conta observações russas, informaram diplomatas. Com informações da AFP.

Uma nova versão do projeto leva em conta as observações dos russos, depois que Moscou ameaçou vetar a proposta francesa caso ela fosse aprovada. 

O embaixador francês François Delattre indicou que os 15 membros do Conselho conseguiram chegar a um acordo sobre um texto "baseado exatamente" no projeto da França, que propõe o envio de observadores internacionais para monitorar a retirada dos civis de Aleppo e a sua segurança.

Delattre assinalou que os observadores não irão precisar de autorização do governo sírio para trabalhar. Seu colega russo, Vitali Churkin, estimou que se trata de "um bom texto", e disse que a votação acontecerá às 9h de amanhã.

Segundo a embaixadora americana Samantha Power, o projeto "contém todos os elementos essenciais que permitem a supervisão da ONU". Ela disse que é esperada "uma votação unânime".

Últimas notícias