Coreia do Norte simula ataque contra sede da presidência em Seul

Publicado em 12/12/2016 - 06:40 Por Da Rádio França Internacional - Paris

O líder norte-coreano Kim Jong-Un conduziu um exercício militar simulado contra a Casa Azul, a sede da presidência da Coreia do Sul, anunciou a imprensa oficial nesse domingo (11). A informação é da Rádio França Internacional.

A simulação militar das forças especiais norte-coreanas - que foi realizada sob o olhar atento de Kim por meio de binóculos em um posto de observação - estava destinada a "destruir alvos específicos do inimigo", incluindo a Casa Azul, indicou a agência estatal norte-coreana KCNA.

O jornal Rodong Sinmun, do Partido dos Trabalhadores, publicou relatório de duas páginas sobre os exercícios, no qual mostra um prédio semelhante à Casa Azul sendo invadido por tropas norte-coreanas, que incendeiam o edifício. Em outra foto, Kim ri com satisfação enquanto observa o exercício. A KCNA não precisou a data da simulação.

Provocação

A intensificação de provocações por parte da Coreia do Norte coincide com a destituição na sexta-feira (9) da presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, envolvida em escândalo de corrupção.

Em comunicado, o Estado Maior sul-coreano condenou "firmemente" o exercício. "Se o inimigo se presta a uma provocação fundada sobre um julgamento imprudente, vamos responder de forma forte e firme por um golpe fatal em direção à Coreia do Norte", declarou a instância militar de Seul.

A Coreia do Norte, que tenta se dotar de mísseis intercontinentais, realizou neste ano dois exercícios nucleares e lançou vários mísseis, em violação às resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Últimas notícias