Itamaraty condena ataque terrorista na Turquia

Publicado em 18/12/2016 - 14:33 Por Mariana Jungmann* - Brasília

O Ministério das Relações Exteriores divulgou hoje (18) uma nota pública condenando o ataque terrorista que matou 14 pessoas na Turquia ontem. “O governo brasileiro condena o atentado terrorista que causou a morte de 14 pessoas e feriu dezenas de outras, nos arredores da Universidade de Kayseri, na Turquia, em 17 de dezembro”, diz o texto.

O Itamaraty ressalta ainda que “ao manifestar condolências e solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e ao governo da Turquia, o governo brasileiro reitera seu veemente repúdio a todo ato de terrorismo, qualquer que seja sua motivação”.

O atentando foi praticado por meio da explosão de um carro-bomba perto da universidade. O ato deixou, além dos 14 mortos, pelo menos 48 pessoas feridas segundo informações do Exército Turco.

"O carro-bomba foi ativado por um homem suicida", disse o governador local, Suleyman Kamci. O mecanismo de explosão foi ativado próximo a um ônibus que estava estacionado no local. As informações são da Agência Ansa.

A autoridade turca para a comunicação (Rtuk) impôs censura temporária ao atentado, proibindo fotos além das oficiais ou gravação de vídeos no local. Esse tipo de medida é adotado, geralmente, em ataques terroristas.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusou o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) de ser o autor da ação.

*com informações da Agência Ansa

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias