Rússia propõe trocas comerciais e cooperação bilateral com São Tomé e Príncipe

Publicado em 10/12/2016 - 11:40 Por Da Agência Lusa - São Tomé

 A Rússia propôs às autoridades são-tomenses trocas comerciais e o alargamento da cooperação nas áreas parlamentar e da educação, revelou o embaixador deste país em São Tomé e Príncipe, Dmitry Lobach.

O diplomata russo disse que o seu governo tenciona reforçar a cooperação bilateral entre os dois países, que considera "praticamente adormecida" há vários anos.

"Infelizmente a nossa cooperação está reduzida atualmente à área de educação. Eu digo infelizmente porque nos tempos da antiga União Soviética tivemos uma cooperação muito desenvolvida em vários domínios e é no interesse da Rússia, penso que das autoridades de São Tomé também, restabelecer essa cooperação", afirmou Dmitry Lobach.

Trocas comerciais, cooperação interparlamentar, participação da Rússia na fiscalização e combate à pirataria marítima na região do Golfo da Guiné e o reforço da cooperação na área da educação constam das várias propostas das autoridades russas feitas durante os últimos dois dias às autoridades do arquipélago.

"Nós queremos que essa cooperação seja implementada o mais rápido possível, queremos que seja mais efetiva, por várias razões", disse o embaixador russo.

A nível das trocas comerciais, Dmitry Lobach disse querer "ajuda do primeiro-ministro e outras autoridades para acelerar esse processo, no âmbito da cooperação bilateral, sem, no entanto, referir-se sobre que produtos os dois países poderão "trocar".

No domínio da educação a Rússia vem atribuindo desde o tempo da União Soviética sete bolsas de estudos gratuitas anuais a estudantes são-tomenses. Moscou propõe agora aumentar este número já nos próximos anos.

O encontro com o presidente da assembleia nacional teve como tema especial a cooperação interparlamentar.

"Estamos  trabalhando para intensificar a nossa cooperação parlamentar. Devemos reforçar mais esta cooperação e queremos promover visitas entre deputados e contatos diretos entre as comissões dos assuntos internacionais das duas assembleias", disse.

O diplomata russo deixou hoje a capital são-tomense, depois de encontros com o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, com o presidente da Assembleia Nacional (parlamento são-tomense), José da Graça Diogo, e o chefe de estado, Evaristo Carvalho, com os quais discutiu igualmente outros assuntos da agenda internacional, especialmente sobre a situação na Ucrânia e o conflito na Síria.

Dmitry Lobach referiu que "as posições" de São Tomé e Príncipe e da Rússia nessas matérias "são muito próximas” .

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias