Você está aqui

Daniel Ortega assume quarto mandato como presidente da Nicarágua

  • 11/01/2017 18h17publicação
  • Manágualocalização
Da Agência Ansa

epa05620611 Nicaraguan President Daniel Ortega (L) and his wife Rosario Murillo (R) pose for a photo after voting in the general elections at a polling station in Managua, Nicaragua, 06 November 2016. EPA/RODRIGO ARANG

O casal Ortega foi eleito com ampla margemRodrigo Arang/Agência Lusa

O líder nicaraguense Daniel Ortega foi empossado nesta quarta-feira (11) para seu quarto mandato como presidente da Nicarágua, o terceiro consecutivo. Desta vez, ele assumiu o poder com a sua esposa, a influente Rosario Murillo, como sua vice-presidente, algo inédito no país. Isso só havia acontecido antes na América Latina uma única vez, na Argentina, com Juán Domingo Perón e sua mulher Isabellita, em 1973. As informações são da Agência ANSA.

À cerimônia de posse do casal Ortega, que aconteceu na Plaza de la Revolución, na capital Manágua, compareceram os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro; da Bolívia, Evo Morales; e de Taiwan, Tsai Ing-wen, que está realizando uma viagem oficial à América Central.

Ortega e Rosarlo, da Frente Sandinista de Liberação Nacional (FSLN), venceram com facilidade as eleições de 6 de novembro passado, que foi marcada, no entanto, com a falta de legendas de oposição na disputa e por uma abstenção histórica do país. Ele foi eleito pela quarta vez para mais um mandato de cinco anos, com 71,5% dos votos. Seu partido conquistou 71 das 92 cadeiras da Câmara unicameral.

Ortega ficou no poder na Nicarágua entre 1979 e 1990 e depois interruptamente a partir de 2007.