Você está aqui

Embaixadora americana na ONU apoia solução de dois Estados na Palestina

  • 16/02/2017 17h57publicação
  • Nova York (EUA)localização
Da Agência Ansa

A embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Nikki Haley, e o secretário geral da ONU, António Guterres

A embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Nikki Haley, e o secretário geral da ONU, António GuterresBryan R. Smith / AFP

Contrariando o presidente Donald Trump, a embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley, afirmou nesta quinta-feira (16) que a Casa Branca "apoia a solução dos dois Estados" no Oriente Médio. As informações são da Agência Ansa.

Um dia antes, Trump havia promovido uma mudança histórica no posicionamento dos Estados Unidos e dito – durante a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a Washington – que a paz na região não passa necessariamente pela criação de um Estado palestino, ideia que vigorava havia mais de 20 anos na Casa Branca.

"O governo suporta a solução dos dois Estados, mas precisamos de ideias frescas. A solução virá de israelenses e palestinos", declarou Nikki Haley, em entrevista coletiva na sede da ONU, em Nova York.

A postura vai de encontro às frases de Trump no dia anterior.  "Estou olhando para as soluções de um Estado e dois Estados, e gosto daquela que as duas partes gostarem", afirmou o presidente.

Nesta quinta-feira, palestinos alertaram o presidente Trump de que o abandono da política dos dois Estados pode "destruir as chances de paz" no Oriente Médio.

Edição: Augusto Queiroz