Presidente da China, Xi Jinping, vai aos EUA para primeira reunião com Trump

Publicado em 30/03/2017 - 08:44 Por Da Agência EFE - Pequim

O presidente da China, Xi Jinping, viaja para os Estados Unidos nos dias 6 e 7 de abril, onde terá sua primeira reunião com o mandatário americano, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira o governo chinês. As informações são da Agência EFE.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lu Kang, informou hoje (30), em coletiva de imprensa, que Xi Jinping viajará para a propriedade de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, onde acontecerá o encontro. Informou também que, antes de desembarcar nos Estados Unidos, o líder chinês vai para a Finlândia, nos dias 4 e 5 de abril.

A expectativa é de que a reunião aborde aspectos da relação comercial entre China e Estados Unidos, pelas frequentes declarações de Trump sobre um comércio mais equilibrado entre as duas potências. Em algumas ocasiões, Trump chegou a acusar a China de "roubar" postos de trabalho de norte-americanos nos EUA e de manipular sua moeda para favorecer as exportações chinesas.

Lu Kang afirmou que os detalhes da agenda ainda não estão fechados, mas garantiu que "40% do superávit comercial da China com os Estados Unidos é criado por empresas americanas em território chinês".

Também defendeu que o comércio bilateral "gerou 2,6 milhões de postos de trabalho nos Estados Unidos", segundo números do Conselho de Negócios China-EUA.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias