FAB envia Hércules C-130 para dar apoio às regiões afetadas pelas chuvas no Peru

Publicado em 21/03/2017 - 13:46 Por Da Agência Brasil* - Brasília

Aviões da FAB chegam à Colômbia para buscar corpos de vítimas de acidente com voo da Chapecoense

O  Hércules  C-130  é  um  dos  aviões  de  transporte  militar  de  carga  mais  usados no  mundo  Divulgação/FAB

A pedido do governo do Peru, a Força Aérea Brasileira enviou uma aeronave Hércules C-130 para apoiar operações de logística nas regiões mais afetadas pelas enchentes e deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas que atingem o território peruano. Imagens de TV mostraram torrentes de lama descendo violentamente das zonas andinas arrasando carros, casas, animais e até pessoas.

O Hércules C-130, solicitado pelo governo peruano,  é um dos aviões de transporte militar de grande capacidade mais usados no mundo. Segundo nota do Ministério das Relações Exteriores divulgada hoje (21) o governo brasileiro reitera sua solidariedade às famílias das vítimas, ao povo e ao governo do Peru, que enfrenta uma das calamidades climáticas mais graves dos últimos anos.

O país está sendo castigado há semanas por fortes chuvas com inundações e enxurradas. Pelo menos 75 pessoas morreram desde dezembro e mais de 600 mil foram afetadas pela tragédia. A catástrofe castiga a maior parte da costa peruana, sobretudo a região que vai de Tumbes e Piura, no norte, até a capital, Lima, na zona central.

As inundações se devem a chuvas inusitadas, provocas pelo fenômeno climático bautizado como “El Niño costeiro", um aquecimento das águas marinhas do Pacífico, concentrado neste caso em frente à costa peruana.

Colômbia, Chile, Equador e Paraguai também enviaram ajuda ao Peru.

*Com informações das agências de notícias Andina e DPA.

Edição: Augusto Queiroz

Últimas notícias