Parlamento de Montenegro aprova adesão do país à Otan

Publicado em 28/04/2017 - 14:01 Por Da Agência EFE - Zagreb

O Parlamento de Montenegro aprovou, nesta sexta-feira (28), a entrada do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em uma sessão boicotada pela maior parte da oposição e que transcorreu enquanto uma manifestação se desenvolvia contra a aliança militar na parte externa do edifício.  As informações são da agência EFE.

Somente 46 dos 81 deputados apoiaram a adesão à Otan. O país - surgido em 2006, a partir da fragmentação da antiga Iugoslávia - é candidato a entrar na União Europeia e tem laços históricos com a Rússia. Espera-se que seja formalizada sua entrada na aliança militar na reunião de cúpula da Otan, marcada para 25 de maio.

Votaram a favor da adesão de Montenegro à aliança os parlamentares do DPS, governista, e os legisladores do SDP e do LP, partidos de oposição, bem como os das minorias nacionais bósnia, croata e albanesa.

A maior parte da oposição boicotou a sessão, enquanto a coalizão pró-Rússia (Frente Democrática) organizou, junto com organizações anti-Otan, um protesto no Parlamento.

Últimas notícias