Quase 30 membros do EI morrem no Leste do Afeganistão, incluindo um comandante

Publicado em 03/04/2017 - 14:25 Por Da Agência EFE - Cabul

Pelo menos 27 integrantes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), entre eles um alto comandante, morreram nas últimas 24 horas em duas operação das tropas afegãs na província de Nangarhar, no Leste do Afeganistão, informou nesta segunda-feira (3) à Agência EFE uma fonte policial.

Na primeira ofensiva das forças terrestres afegãs, no distrito de Achin, morreram pelo menos 11 insurgentes, disse o porta-voz da polícia provincial, Hazrat Hussain Mashriqiwal. Segundo o porta-voz, em Tangi, no distrito de Achin, mais 16 jihadistas morreram neste domingo (2) em um ataque aéreo.

Mashriqiwal afirmou que as autoridades identificaram o comandante do EI como Farooq.

O EI tem presença no Afeganistão desde 2015, mas, no início do ano passado, as autoridades afegãs anunciaram sua derrota. Os combates entre as forças afegãs e esta organização, contudo, não pararam, assim como os ataques deste grupo em várias partes do país.

O principal reduto do EI, desde seu surgimento, foi Nangarhar, onde a organização mantêm combates não só com as forças de segurança afegãs, mas também  com os talibãs. A presença do EI nesta província caiu de 10 para apenas três distritos após várias operações das forças afegãs com apoio dos Estados Unidos. No entanto, o EI continua realizando atentados e ações de grande impacto no Afeganistão.

O último grande atentado reivindicado pelo EI em território afegão foi o assalto, no mês passado, a um hospital militar na capital, Cabul. Na ação, 31 pessoas morreram, além dos quatro terroristas, e 53 ficaram feridas.

Últimas notícias