Rússia e Japão defendem pronto reatamento das negociações com a Coreia do Norte

Publicado em 27/04/2017 - 15:13 Por Da Agência EFE - Moscou

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (27), após se reunir com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que a Rússia e o Japão defendem o pronto reatamento das negociações a seis lados para a desnuclearização da Coreia do Norte. As informações são da Agência EFE.

A Rússia e o Japão participam, desde 2003, junto com os Estados Unidos, a China e as duas Coreias, das negociações a seis lados para a solução da crise nuclear coreana, que estão estancadas desde 2008.

Putin afirmou ter tratado profundamente com Abe da situação em torno do programa nuclear da Coreia do Norte que, na sua opinião e na do premiê japonês, tem se degradado notavelmente. "Pedimos a todos os países implicados a se abster da retórica belicista e optar pelo diálogo sereno e construtivo", disse ele.

Da sua parte, Abe destacou que tinha combinado com Putin "cooperar estreitamente e se dirigir à Coreia do Norte para que cumpra estritamente as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e se abstenha de novas ações provocadoras".

Últimas notícias