Ciclone Mora chega a Bangladesh que mantém alerta máximo

Publicado em 30/05/2017 - 09:02 Por Da Agência EFE - BANGLADESH

O ciclone Mora

O ciclone Mora chegou na manhã de hoje à costa de Bangladesh com ventos de 117 km/h Nyunt Win/EPA/EFE/direitos reservados

O ciclone Mora chegou nesta terça-feira (30) a Bangladesh, com ventos que chegaram a 117 quilômetros por hora (km/h), enquanto se mantém o alerta máximo no litoral, de onde dois milhões de pessoas foram evacuadas. As informações são da Agência EFE.

Mora chegou como uma tempestade tropical por volta das 6h (21h de ontem, em Brasília), em Teknaf, uma área costeira que faz fronteira com Myanmar, informou o Departamento Meteorológico de Bangladesh em boletim especial.

As autoridades insistem na importância de que todos os habitantes das províncias costeiras de Chittagong e Cox's Bazar se protejam dos fortes ventos em abrigos, ao mesmo tempo em que mantém o nível de alerta no patamar mais alto – 10.

O diretor do Programa de Preparação de Ciclones em Bangladesh, Ahmadul Haque, explicou à Agência EFE que o governo alojou 500 mil pessoas em 3,8 mil refúgios para ciclones, enquanto cerca de 1,5 milhão se protegeram em outros lugares como colégios, hospitais e edifícios governamentais.

"Ninguém ficou em uma situação vulnerável, já que pudemos evacuar todos os que poderiam ser atingidos pela tempestade", disse Haque, que contou com a ajuda de 56 mil voluntários para atender 18 distritos costeiros.

De acordo com Haque, não há informações, até o momento, sobre mortos ou feridos pelos fortes ventos, que oscilam entre 89 e 117 km/h.

Bangladesh é palco de ciclones duas vezes por ano, entre abril e maio e outubro e novembro, respectivamente, devido à sua situação geográfica na Baía de Bengala.

Últimas notícias