Comissão Europeia diz que os 27 devem decidir destino do bloco

Publicado em 29/05/2017 - 09:15 Por Da EFE - Bruxelas

Presidentes e primeiros-ministros dos países do bloco das maiores economias do mundo

Reunião dos líderes do G7 terminou sábado em Taormina, ItáliaTiberio Barchielli/ EPA/EFE

A Comissão Europeia (CE) afirmou hoje (29) que a União Europeia deverá "decidir sobre seu destino", mas também permanecer aberta "ao mundo", após as palavras da chanceler alemã, Angela Merkel, de que a UE já não pode confiar tanto nos parceiros. A informação é da Agência EFE.

"Temos que assegurar que a UE cuida de seu próprio destino. Ao mesmo tempo, a UE está aberta ao mundo", declarou hoje na coletiva de imprensa diária da CE o porta-voz chefe do Executivo comunitário, Margaritis Schinas, perguntado pelas declarações de Merkel.

O porta-voz lembrou que o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, é a favor de "construir pontes" e que a CE "trabalha pela unidade dos 27", de acordo com as ideias expressadas no livro branco apresentado pela Comissão sobre o futuro da Europa.

Nesse documento, há pontos de "como podemos avançar lado a lado em áreas criticas como comércio, defesa e segurança", lembrou Schinas.

Por outro lado, reiterou que o encontro da semana passada entre Juncker e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, com o presidente de EUA, Donald Trump, foi "amistoso e construtivo".

O porta-voz insistiu que as boas relações transatlânticas seguirão sendo cruciais para a segurança e a prosperidade global".

A chanceler alemã pediu ontem (28) que os europeus decidissem o destino pelas suas próprias mãos e, um dia após o término da cúpula do G7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo), afirmou que "os tempos no qual podíamos confiar nos outros ficaram para trás".

Edição: Lidia Neves

Últimas notícias